Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardins Suspensos

Jardins Suspensos

Blogs, A Whole New World

 Olá! :)

 

 Ora bem, falemos de coisas dos blogs. 

 

 Neste caso, dizer abertamente que um produto foi dado pela marca ou não.

 

 Há quem diga que, quando o produto de que se fala, foi oferecido pela marca, se deve mencionar isso mesmo. E há quem diga que isso não é coisa que interesse a quem lê.

 

 A verdade é que interessa. De uma forma ou de outra mas interessa. 

 Interessa a quem quer ter a certeza que a opinião formada não foi "comprada". E interessa a quem quer retirar contactos para si mesmo.

 

 A verdade é que vivemos muito do "a galinha da vizinha é melhor do que a minha" e portanto, é jeitoso saber que produtos de borla recebe a galinha (salvo seja), para pedir também. Mas também é verdade que cada vez mais isso se percebe sem a devida menção, tipo quando há 20 posts iguais no mesmo dia, e por consequinte, há marcas que são inundadas em matéria de horas por pedidos de meninas portuguesas, que viram em blog X, uma "open box" ou recepção de "miminhos", introduções feitas para ornamentar a oferta, sem em tempo algum o explicitar. Mais honestos mas fora da minha zona de conforto ou gosto, são os títulos como "Nova Parceria - Marca X", em que se diz que se fez parceria com alguma entidade e se mostra o que se recebeu e cujo post se resume a isso. E depois também, há quem diga que adquiriu o produto ou fale/escreva de modo a deixar essa insinuação implícita, mesmo sem ser verdade.

 Aqui a questão é sempre o modo de trabalhar das bloggers e das empresas. Há empresas que não querem que se diga "deram-me isto e aquilo" e há outras que formentam esse tipo de atitude. E quer concordem, quer não, se o blog tem visibilidade em grande escala ou se é profissional, é um aspecto importante e diferenciador nesta matéria.

 

 Aquilo que tenho por blog profissional é um blog que serve para dar o sustento ao autor, seja por intermédio de posts pagos ou por servir para mostrar os trabalhos efectuados na profissão real de quem escreve, fazendo com que o seu rendimento aumente devido à exposição.

 

 No entanto, temos de nos adaptar à realidade do nosso país e perceber que são ainda são muito poucos os blogs que só por si, metem comida na mesa.

 

 Ao contrário de outros países, aqui o que maioritariamente acontece, são os eventos a que as bloggers vão quase em exclusivo e os produtos por norma iguais enviados para certo números de elencadas autoras. Tudo isto é feito quase na totalidade sem apoios para deslocações e se não podes ir, quer porque estejas doente ou a trabalhar, não recebes nada.

 E em troca do que se recebe, é esperado um post, uma review, um obrigado, boa educação em suma, coisa que se entende após o investimento/confiança que a marca depôs na blogger. Isso não me faz impressão alguma, essa relação marcas/bloggers que passa pela cedência de produtos para que se fale deles. O que me dá comichão são as bloggers que dizem que só falam de coisas boas e não dos maus produtos. Logo aí deixa de haver, da minha parte enquanto leitora, uma relação de confiança. Ou seja, dá-me a impressão de que naquele espaço, eu nunca vou ver algo negativo e negativo, no meu vocabulário, não é perjorativo. Não inclúi informações descabidas, testes feitos com único intuito de apresentar falhas e muito menos desvalorizações precipitadas. Qualquer opinião sobre qualquer produto, seja positiva ou negativa, deve ser fundamentada para que se perceba os seus pontos fortes e fracos, dado que nem todas reagimos do mesmo modo a certo item. Se é melhor só ter coisas ou receber coisas de que se goste? Claro que sim mas isso não acontece 100% das vezes, infelizmente.

 

 Quando um blog passa de um hobbie para uma forma de subsistência, acredito e desejo que os seus posts pagos, os seus produtos oferecidos e os seus posts daí recorrentes, devam estar devidamente assinalados como tal. E espero que as pessoas tenham discernimento para vender o seu espaço mas não a sua opinião. Espero mas sei que pouco acontece.

 

 Num blog como este que vos serve, em que o propósito é mostrar os meus interesses e partilhar as experiências com produtos maioritariamente de beleza e em que a maioria é comprada por mim, não penso que seja algo mandatório. Mas isso é a minha opinião. Aqui o problema reside em bloggers que acham que as outras o devem fazer mas que não o fazem nos seus espaços. Dualidade de conceito para mim é preconceito. No entanto, acho que, e até porque quero disponibilizar um espaço em que não apenas a honestidade é uma constante, ela esteja efectivamente visível, um dos objectivos blogueiros para este ano é começar a assinalar quando o produto foi dedido. Até porque tenho o Coiso a decorrer e quando fizer contas finais, não irei incluir produtos oferecidos/cedidos no balanço e só por aí, dará para avaliar em que medida estarei a ser honesta ou não, mesmo de mim para mim. Quando digo que os compro, é porque os compro. Quando falo de alguma loja como uma loja na qual confio, é porque a utilizei.
 Pessoalmente, faço tanta publicidade nos meus posts, livre de parcerias ou ofertas (já tendo sido chamada de burra por isso, pois quem tem parceria não faz nem metade), que a quantidade de produtos cedidos não é assim tão grande. Outro objectivo é responder aos comentários. Sou ao contrário das bloggers normais, não tendo o hábito de responder a não ser que me façam alguma questão e aí claro que respondo. Mas passeando pelos blogs mais antigos da nossa praça, consigo ver que nos seus inícios, respondiam a comentários e dúvidas e chegavam a deixar o seu link e a convidar a visitarem o seu espaço, e hoje em dia, com mais de 2000 ou 3000 seguidores, não respondem a comentários, não respondem a mails, spamam quem lhes deixa o link e convida à visita e claro que assim, não há espaço para terem feedback, têm muitas visitas sim, mas real apreciação do que escrevem, não. O meu objectivo é progredir, não regredir.

 Por vezes, tento olhar para este meu espaço como uma estranha, para decidir se o que escrevo é algo que me interessa ler e sim, é. Tenho sorteios que maioritariamente fui eu a pagar os produtos, porque já descobri blogs através de sorteios e fiquei seguidora assídua e acho os sorteios um bom veículo de publicitação de um blog. Nunca deixei de seguir um blog depois do final de um sorteio e isso é algo que me faz confusão mas aceito.

 

 Mas divaguei... 

 

 Estava a dizer que ter um blog maior ou ter um blog com uma visibilidade com números avultados, é diferente do facto dele dar dinheiro que não seria possível ser ganho, caso não se tivesse blog. Esse ganho que se apresenta em forma de dinheiro grosso na mão e não nos produtos que algumas marcas enviam, deveria ser o factor denominante de uma maior transparência. A coisa eleva-se a um estatuto de notícia nacional, com o recente caso da Samsung como ponta de icebergue e a noção do público que está de fora, do que é possível ganhar por transcrever press releases e mesmo mentir ao dar uma opinião comprada. As marcas querem estar representadas onde estão as visitas aos magotes e isso, do ponto de vista comercial, é fácil de entender. O que não é tão fácil de entender é que se associem a quem não lhes acrescenta valor moral. Cada vez mais as pessoas dão importância à ligação emocional para com as marcas e se as há que melhoraram em muito esse aspecto, outras só pioraram. Sei de marcas que mandam pastar bloggers que lhes podem trazer algo mais e estão associadas a quem usa os produtos dados três vezes, faz uma review às três pancadas (para ser consistente) e depois arranja um blog sale e os vende lá. Melhor só aquelas que fizeram swatches às sombras e chamaram review e depois vendem com a legenda de apenas testado para swatch. 

 

 Ou seja, a desonestidade não vem só dos lados de quem ganha dinheiro. Vem de muito mais lado do que aquele que se quer admitir mas está visível para quem quiser abrir os olhos. 

 

 Nesse entretanto, muita gente que não o merece, vai sair prejudicada, pela noção que se espalha neste momento, que ser blogger é ser ocioso, ser blogger é ser mais um dos chulos da sociedade, ser blogger é ser fútil e vazio, má pessoa. E isso é culpa de quem?

 A verdade? Das marcas. Não é das bloggers cujo espaço parece uma revista sem emoção. Não é das bloggers cuja página inicial apenas inclúi sorteios e resultados de sorteios. Não é das bloggers que mal conseguem escrever uma frase que faça sentido. Não é das bloggers que metem fotos de produtos sujos ou unhas com o verniz todo descascado. Não é das bloggers cujas reviews totalizam quatro linhas ou menos. Não é das bloggers que dizem que o são por gosto mas apenas falam de produtos cedidos e eventos idos. Não é das bloggers que se aproveitam das amigas que têm para ter parcerias daquelas mesmo fixes.

 É das marcas que não perdem tempo a perceber a quem está o seu nome associado, que estagnam e não procuram melhorar. Apostar em novas pessoas, apostar em pessoas esforçadas, é progredir. Ficar com as mesmas pessoas, quando estas não progridem em nada, é algo simplesmente fruto de BAD PR.

 

 E agora deixem-me ir ali barricar as janelas que está um tempo dos diabos!

 

 Beijoo :)

4 comentários

Comentar post