Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jardins Suspensos

Jardins Suspensos

[People] Sobre o primeiro dia de sacos pagos

Sou a favor de sacos pagos, sou e não tenho vergonha. Não acho que seja errado responsabilizar mais as pessoas em relação aos seus maus hábitos e penalizá-las onde lhes dói. No bolso.

 

Ontem, cerca de metade dos clientes vieram preparados mas muitas das pessoas a quem perguntei se iriam desejar saco, olharam para mim feitas atrasadas, como se eu as tivesse ofendido. Ameaçaram deixar de ir ali às compras e passar a ir ao Pingo Doce. Eu, fardada, não posso rir feio na cara das pessoas pois não? É que vocês têm de me dizer em que PD da vida se abastecem e vos dão os sacos, para isso servir de razão de troca de local de compras. Até ao final do dia 14 de Fevereiro, de cada vez que deixei de ter sacos de congelados gratuitos, levei com bocas e uma frustração hedionda, como se aquele produto, que sempre foi uma oferta, fosse-a de forma obrigatória e regulamentada, e sim, já me disseram isso. Outra vez, rir alto, fica muito mal? Mas espera, que esses sacos eram para congelados mas até para levar bacalhau seco eram exigidos.

 

As razões para esta lei nova, aqueles números astronómicos de sacos gastos por cabeça, foram alvo de críticas e dúvidas. Eu acho que as pessoas não são um saco mas são bem para cima de 500. Havia clientes a meter um artigo por saco e a reforçá-lo "porque preciso de sacos para o lixo". E depois disso, ainda queriam um saco plástico dos grandes. Outro item de oferta gratuita que era reclamado como obrigatório. E ai da estúpida da operadora de caixa que se recusasse a dar, mesmo que o cliente não tivesse direito ao mesmo! Essa gente não faz nada, estão ali uma catrefada de horas sentadas (tantas vezes mais de 5h seguidas sem comer ou urinar, mas o quê qiue isso interessa?), nem embalam tudo, não lhes agarram na mão, não lhes lembram daquilo que é responsabilidade deles saber/pedir/lembrar. Uma ameaça de reclamação quase sempre chega para a empresa vender a integridade que exige que tenhamos. 

 

Sabem qual é uma das maiores razões para termos os sistemas deficientes de justiça, de educação, de tudo e mais alguma coisa neste país? A mentalidade, o exigir ter direito àquilo que não se tem direito algum sobre, a forma como se trata os demais. Andam a roubar sacos no supermercado porque o Sócrates tem milhões escondidos. E se não se tem direito a algo, levá-lo na mesma é uma forma de roubo. Devolver um décimo de um bolo de aniversário porque "sabia mal", para que a totalidade do valor lhe seja restituído, ou metade de uma moira porque se ficou cheio com a parte que comeu na zona da restauração, é de um povo que merece todo o mau karma que recebe. Pior são as empresas que tudo fazem para bajular este cliente que sai de casa com o intuito de enganar e maltratar as pessoas que o atendem. Se cada um agisse com integridade, com respeito por si e pelo próximo, seriamos melhores e por conseguinte, teríamos pessoas melhores a gerir o nosso país. Até lá, vai desejar saco?