Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jardins Suspensos

Jardins Suspensos

[Economia Doméstica] Guia de Saldos: Comprar sem Culpa e Bem

 Olá! :)

 

 Ora eu ainda há pouco falei-vos dos saldos de algumas marcas e sei que parece recorrente, mas nem é de estranhar, visto que este ano os saldos irão até 15 de Setembro. Se bem que no máximo lá para meio de Agosto, já não haja nada nas lojas a não ser colecções novas. Em algumas, nesta altura, isso já acontece.

 

 Talvez este post venha tarde mas a verdade é que algumas sortudas ainda poderão aproveitar umas boas oportunidades e podemos sempre aplicar estas coisas que vou dizer, à próxima época de saldos.

 

 Aquilo que é bom de reter, é que nem tudo o que está em saldos nos convém. Não é por estar barato que devemos aplicar o nosso dinheiro em algo que vai ficar encostado a um canto, a ocupar espaço e a acumular energia. 

 

 

 O primeiro passo:

 A meu ver, é fazer uma lista. Como a normal de supermercado. Anotem-se todos os produtos que queremos, toda a roupa e coisas para casa que fazem falta. Deixe-se espaço para as prendas que ainda se irão dar este ano, principalmente no Natal, que o aumento de alguns preços nessa época é algo que me faz confusão. Definam-se preços máximos a dar por cada artigo. E principalmente, respeite-se tudo isso. Comprometam-se a cumprir os vossos objectivos e a aliar compras boas com boas poupanças.

 

 E depois? Vamos então ver:

 

 - Eu Preciso?

 Se é um básico, se é algo que falta no nosso guarda roupa, se é um produto que acabou e para o qual não temos substituto possível em casa, então é sempre sim, a compra é sempre inteligente. Comprar aquilo que realmente se precisa, é o melhor dos saldos. Os restantes casos diferem...

 

 - Eu Quero Mesmo Mesmo?

 Não precisamos do artigo, é apenas mais uma camisola branca, mais um batom. Mas queremos. E somos teimosas. Andámos tempos e tempos a namorar aquilo e agora que o preço baixou, queremos agarrar com as duas mãos, sussurar "my precious" e ir para a caixa de pagamento. E muitas vezes, arrependemo-nos. A verdade é que há lojas que guardam os artigos durante 24 ou 48h, é uma questão de perguntar. Assim, podem ir para casa, pensar e dormir sobre o assunto. Olhem para o que têm, mas com olhos despertos, vejam mesmo tudo pois por vezes esquecemo-nos que temos uma camisola mesmo parecida escondida ou um batom do mesmo tom ainda selado. Caso isso não aconteça e a vontade permaneça, então que lá venha ele! A não ser que...

 

 - Eu Vou Usar?

 Ok, eu não preciso mas quero. E já vi tudo o que tinha a ver em relação ao que tenho e não tenho e quero mesmo aquilo. Só há uma coisa que me vai impedir de o comprar. Pensem em quantas vezes vão usar o batom rosa escarlate ou a camisola que tem tiras na bainha. Por vezes e não poucas, queremos algo por gostarmos de ver noutras pessoas mas nunca experimentámos em nós. Tudo depende do quão à vontade estão com determinado artigo. Visualizem-se com ele, ajuda sempre. Se o querem mesmo, se têm a certeza que o vão usar, go for it! Mas e...

 

 - O Preço Realmente Compensa?

 Saldos nem sempre é sinónimo de bom preço. Aliás, a época de pré-saldos costuma ter oportunidades melhores em alguns casos. A verdade é que os comerciantes gostam de ganhar o deles e com razão, e por vezes, nem sempre isso é benéfico para a nossa carteira. O melhor mesmo é procurar, ver várias opções, porque mesmo em lojas da mesma empresa mas estabelecidas em lugares diferentes, os preços não são os mesmos, nem sequer a oferta. Façam sempre a vossa pesquisa!

 

 Estas são, a meu ver, as perguntas que devemos mesmo fazer a nós próprias, quando temos na mão aquela camisa que está mesmo barata ou aquele kit de maquilhagem que tem 40% de desconto. Cada uma delas tem uma importância extrema e devem ser levadas em conta na hora da decisão. Comprar algo só porque se tem o dinheiro para tal, é o que faz com que as nossas gavetas estejam entulhadas de coisas sem uso. E depois, lá se cái na real e comprometemos-nos com os desafios de x tempo sem fazer compras, que até são muito úteis e esclarecedores, no modo em que nos ensinamos a fazer compras ponderadas. Aliás, após os saldos, estou a considerar fazer algo do género mas logo se vê.

 

 Espero ter sido útil. Uns bons saldos para todas nós!!!

 

 Beijoo :)

1 comentário

Comentar post