Jardins Suspensos: FAQ's!
FAQ's ou Frequently Asked Questions é o modo como se agregam as perguntas mais frequentes que podem surgir quando se visita um site ou, neste caso, um blog. Vá, nem sequer é algo a que eu tenha de responder várias vezes e até poderia encontrar aí nas internetes, uma TAG que me permitisse responder e dar a informação aqui registada.
Mas mesmo este não sendo um blog profissional ou um blog que produza dinheiro efectivo, a minha vontade de fazer deste hobbie algo que me dê prazer e orgulho, impera este espaço, que estará assinalado na sidebar com um banner muito giro e que terá o objectivo de vos direccionar até aqui, tornando a minha abertura para convosco o mais transparente possível e a minha consciência limpa.
De modo a não alongar esta parte e porque quem cá entra regularmente sabe que eu começo a escrever e não me desteclo (acto de deixar de teclar), AQUI pode ser encontrada uma definição de mim mais elaborada, mais prolongada, mais cheia das palavras que me povoam a mente.
Adiciono que sou uma mulher de ar normal, com peso a mais, com amor demasiado pelas suas pessoas e coisas, com uma pancada extrema pela música "Sol de Inverno" pela voz de Simone de Oliveira, que fala de si mesma muitas vezes na terceira pessoa e que adora escrever, mesmo com um full time num ninho de gente doida (vulgo hipermercado), um filho na pré-adolescência, duas irmãs gémeas (falsas) que gostam de papaguear e um namorado, que se sabe, é bicho que dá trabalho ahahahah.
O blog nunca teve um objectivo fixo, começou quase como um diário, foi passando na divulgação de passatempos para ganhar entradas extra, focou nas maravilhas da beleza, vai tendo menos receitas do que gostaria de vos mostrar, mostra alguns dos livros que leio. Faço posts sobre o que me irrita o ser, o que me deixa desaforada de furiosa, sou crítica e sei que me armo de farpas por vezes. Mas não sei ser conivente com injustiças, com estupidificação geral porque os media, aqueles em quem recái a responsabilidade de dar matéria integra para as massas acederem, se estão marimbando e também eles, por entre a sua falta de amor ao que fazem, se munem de ataques, muitas vezes contra bloggers, por elas permitirem de alguma forma que as pessoas se identifiquem com elas e as sigam.
O blog tem um nome apropriado, inspirado nos Jardins Suspensos da Babilónia, alvo das minhas divagações e sonhos fantasiosos. Assenta-lhe porque, até hoje, em que consegue manter contactos com marcas e empresas, embora de forma modesta na exposição mas sempre de forma completa no esforço, não lhe tenho rumo traçado, não digo que não irei fazer, que não irei mudar, que não irei dar um passo em determinada direcção. A minha preocupação para com o blog, é que seja algo para onde olhe e goste de lá entrar. Pode parecer feio dizer isto porque toda a blogger qu'é blogger diz que quem faz o blog são os leitores mas a verdade é que o blog é primeiro para mim, depois para os demais. E os leitores quando são dos bons, fazem de facto uma diferença no ímpeto de quem escreve, podem até dar ideias do que fazer, quando vai a blogger sem vontade perguntar "ah e o que querem hoje no blog?" ou quando apenas se ralam. Reservo-me ao direito de postar para mim, tornando o texto num reflexo do que sou.
Hoje em dia, são algumas as marcas/empresas com que trabalho, de forma contínua ou pontual. Por norma recebo produtos em troco de exposição dos mesmos. Nunca poderei garantir a marca alguma, um post favorável sobre os seus produtos ou serviços. Acho que é algo perfeito quando acontece, mas se não for o caso, não posso nem quero mentir sobre isso, mesmo que tal acto me prejudique perante as empresas ou leitores, a minha consciência manda mais.
Porque sou pessoa com vida, descrita de forma sucinta ali para cima, não posto religiosamente todos os dias, não consigo. Faço o apanhado do que tenho e quero postar e selecciono a partir daí o que sái em determinado dia. Claro que em férias me é mais fácil produzir conteúdo.
Desde início de 2013 que há posts marcados no blog, principalmente como publicitários. Isso acontece como um acto de transparência e de consciência. Não há neste momento, legislação respeitante a blogs, ainda não nos deram regras nem nós nos insurgimos como já aconteceu por exemplo, no Brasil. Como as coisas podem ser e são mais mascaradas por sistema, até porque no dia em que uma blogger portuguesa posta que recebeu produtos de determinada marca, é certo que a mesma irá receber uma infinidade de pedidos vindos de cá e acontecem ressentimentos para com a blogger que originou a enchente informática, virá da forma de pensar de cada um a maneira como posta e se é ou não claro em relação a isso. Não faz parte da minha vontade que mais bloggers me sigam o exemplo, eu mesma já pensei de forma diferente e por vezes peso os prós e contras da minha tentativa de progresso. Eu faço como quero, cada um faz o mesmo, tentar mandar no que não é meu seria feio.
Definição de *post publicitário: Não sendo artigo pago, acontece quando a postagem é relacionada com uma parceria, seja por forma de marca ou empresa de comunicação. Baseia-se em novidades, promoções, saldos, lançamentos sazonais ou similar, a pedido ou não e apoiando-se por vezes em press releases mas nunca fazendo copy paste das mesmas, que aquilo que quero alcançar aqui vai muito além do benefício de um botão direito de rato. Haverão posts do mesmo formato mas que sendo apenas de informação e não estando ligados a parceria alguma com o blog, não estão marcados, faz sentido 'né?
Definição de *o produto cedido foi gentilmente cedido para apreciação: Aparece quando apenas esse produto é o foco do post (como uma review) e uma publicidade aos serviços se torna um assunto menor ou então, quando no meio de um post repleto de produtos, uns foram cedidos e outros não, servindo o mesmo para os diferenciar.
A verdade é que por vezes preciso de pensar qual das presentes definições deva por, dado que as duas se podem atribuir ao post em questão. Por norma, é indicada aquela que for mais focada ou o objectivo principal do post, se é o produto em si ou o serviço/publicidade.
Em 2014 a temática altera-se um pouco e em vez das anotações no rodapé do post, serão apresentados estes pequenos banners:
As definições explicadas em cima aplicam-se novamente. A única novidade em termos de rotulagem será esta:
A explicação é simples, certo? A verdade é que não costumo fazer posts com links de afiliado mas posso vir a fazer e assim estou prevenida em relação a isso. Os programas de afiliação comportam numa comissão gerada pelas compras feitas através dos meus links.
Passa a haver, em todas as situações acima citadas, a inclusão da tag "publicidade", em conjunto com todas as outras que utilizo. Em casos de posts do mesmo género relacionados com marcas/empresas não parceiras do blog, não há tag para ninguém. Acresce informar que, em posts de compras em marcas parceiras, só haverá anotação se o objectivo do post exceder a mostra do que foi adquirido, porque me reservo ao direito dado pelo meu dinheiro ganho honestamente, de o gastar onde me apetecer.
Por ora, estas são as ocasiões que devem ser mencionadas e explicadas neste blog, se mais houver um dia, logo se lida com isso e edita-se esta informação.
O blog não faz reviews do ar, não faz reviews de um dia para o outro e não faz reviews no mesmo dia. Também não faz reviews de amostras, embora esteja a ser elaborada uma forma de as incluir por aqui. A blogger entende perfeitamente que há da parte de outras bloggers e por vezes de marcas, a necessidade de libertar reviews num curto espaço de tempo, uns para gritar primeiros! e outros para vender. Eu apenas não quero saber disso!
Apresentar um post como uma review, é para mim uma coisa que deve ser levada a sério, que deve ser composta por bem mais de meia dúzia de linhas e que deve conter toda a informação possível, seja a que é libertada com o produto, como a vivida pela experiência.
Neste blog, até à data, não constam reviews de artigos de maquilhagem porque quando deles se fala, diz-se normalmente o que é o trato com os mesmos, não vendo necessidade de uma review completa. Quando e se elas acontecerem, terão o mesmo acto de respeito e responsabilidade que a autora se reserva a utilizar na sua conduta, usando de facto os produtos e sendo o mais concreta e honesta possível.
Importa salientar que as fotos para as reviews são muitas vezes tiradas com os produtos cheios, por mera razão estética.
Importante também realçar que as reviews traduzem as experiências vividas pela autora, ou pelos seu familiares se se der o caso, nunca podendo garantir que os resultados com outrem sejam os mesmos, dada a singularidade de cada ser humano!
O aspecto das minhas fotos é importante para mim, gosto de criar um cenário visual que enalteça e enriqueça a experiência e tenho tentado o máximo para evoluir neste aspecto. Prefiro luz natural mas por vezes recorro à artificial, não tendo até ao momento local ou forma definitiva para as fotos que tiro. Sou do tipo de ficar realmente frustrada se as fotos não saem como quero ou imagino e chego a não fazer o post quando isso acontece. Como referi, as fotos para reviews são tiradas por norma com os produtos cheios e mesmo aquelas para apresentação de produtos que não sejam reviews, é sempre do meu interesse e vontade fazer o registo fotográfico com os produtos intocados e novos. São manias que não reflectem o uso ou não dos produtos que aparecem no blog, deixando ao leitor a livre preferência de acreditar ou não na veracidade do testemunho providenciado.
Utilizava uma máquina digital compacta que já focou melhor, a FINEPIX C20 da Fujifilm, que conta com 12MP. Foi a dita substituída em Dezembro'13 por uma Canon PowerShot A2500, da qual estou a gostar bastante.
Todo o trabalho de edição das fotos e montagem, é feito através do Paint e do site Pixlr.
O blog faz sorteios com alguma regularidade, seja com recurso a produtos que lhe foram cedidos e com os quais o pode efectivamente fazer, ou com produtos comprados pela autora. A blogger gostaria muito de fazer mais sorteios patrocinados mas o trabalho inerente a ter de confirmar regras duplamente ou depender da disponibilidade do parceiro para que ele confirme as informações do seu lado, tira assim a modos que a vontade quase toda. Quem diz a verdade não merece castigo, espero eu.
Os comentários estão abertos para quem os quiser fazer e são bem vindos, apesar de serem sujeitos a aprovação. Normalmente não os retenho ou elimino após os ler, embora possa vir a acontecer. Dado que a plataforma mo possibilita, ao submeter o seu comentário, está a dar também a informação do seu endereço IP e isso é legível na altura em que se comenta.
Não adoptei em pleno a coisa do eu comento-te tu comentas-me, acho que devemos comentar por gostarmos do que lemos, por nos identificarmos com a pessoa ou por amizade. Além do mais, muitas vezes nem às minhas amigas comento, embora as leia. Isso vem do facto de ter de escolher entre uma acção e outra por limitação de tempo. Não consigo fazer tudo, sou apenas humana.
O email de contacto do blog para qualquer assunto relacionado com o mesmo é: jsuspensos@gmail.com.
Espero que este espaço responda a alguma dúvida que possam ter em relação a este blog e seu funcionamento.
Enjoy Life! :)